30/10/2009

Hugo Chaves e seu companheiro Lula



O mundo já está atento a infeliz votação ocorrida ontem na Comissão de Relações Exteriores do Senado brasileiro quando fora aprovada a inclusão da Venezuela ao Mercosul, o que deverá ser votado posteriormente no plenário. Mas como declara o Jornal Espanhol "El País", essa votação será tranquila já que o governo tem a maioria dos votos.

O PSDB, representado pelo Senador Tasso Jereissati, fez uma excelente contestação, porém não foi acolhida pela maioria (11 favoráveis a inclusão e apenas 5 contra).

Quem votou a favor argumentou que devem prevalecer as relações comerciais independente das questões democráticas internas do país e que a Venezuela estando ligada ao Bloco se teria como controlar as políticas de Chávez já que as decisões no bloco são colegiadas e nenhum país pode impor sua vontade sobre os demais. Logicamente isso serve de chacota no cenário internacional, como se pode ler no jornal espanhol: "Lamentablemente, si Mercosur ya falla bastante en su objetivo de garantizar el libre comercio, en el tema de asegurar la democracia aún tiene mucho que probar".

Depois do Brasil aprovar a inclusão da Venezuela de Hugo Chaves ao Mercosul falta apenas o Paraguai se decidir.
Charge do Ique.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário dependerá da aprovação do moderador. Obrigada por comentar.