16/04/2009

GOVERNO DO ESTADO MELHORANDO O SERVIÇO PÚBLICO PARA MELHOR SERVIR A COMUNIDADE SANTAMARIENSE



Para acabar com as filas
Projeto da agência do Sine de Santa Maria pretende melhorar atendimento no local.

Já virou cena comum para quem passa de manhã pela Rua Alberto Pasqualini: sempre há filas em frente à sede do Sistema Nacional de Empregos (Sine). São desempregados – buscando ajuda para a falta de renda fixa no fim do mês – que se aglomeram na tentativa de garantir atendimento. Mas a situação deve mudar em breve.Para amenizar a angústia de quem passa horas em pé na esperança de conseguir uma ficha, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (Fgtas), responsável pelo órgão, está com um projeto de humanização na agência de Santa Maria. A iniciativa está dividida em duas ações. A primeira é o agendamento dos pedidos, que deve começar a partir da próxima quarta-feira. A outra é a ampliação, em uma hora, do horário de funcionamento, a partir de 18 de maio.O objetivo é melhorar a prestação de serviços à comunidade, que também vai ao Sine em busca do encaminhamento do seguro-desemprego e para fazer a carteira de trabalho ou a identidade.– Nossa meta é que o trabalhador não precise esperar mais do que 50 minutos – diz o delegado regional da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, Leandro Sanson.A troca do sistema de distribuição de fichas pelo agendamento prévio, com data e hora marcados, deve ajudar, principalmente, quem mora mais longe do Centro. Isso porque, até então, era preciso chegar bem antes do horário de início dos serviços do Sine para garantir uma das 60 fichas.Com a mudança, bastará ligar com antecedência, entre 8h30min e 13h, para o número (55) 3222-9005, ou ir ao local, das 11h30min às 17h. A ideia é que o atendimento ocorra na mesma semana em que for marcado. As sextas-feiras continuam com o sistema de fichas por ordem de chegada, para que sejam solucionados casos de urgência ou de quem não pôde agendar durante a semana.Horário – O horário de atendimento do Sine, que hoje funciona das 8h30min às 15h30min, passará a ser das 8h30min às 16h30min. Para não fazer com que os funcionários tenham tarefas extras com uma hora a mais de trabalho, a escala, garante Sanson, será remanejada.Atualmente, a instituição conta com 13 colaboradores para atendimento ao público. O agendamento deverá ser feito por dois estagiários. Contratar novos profissionais é uma alternativa que ainda deve demorar.– Estamos estudando algumas mudanças estruturais também, mas isso não depende só da gente – diz Sanson.Durante os primeiros meses do novo funcionamento do Sine, serão feitos questionários para saber o que os usuários dos serviços estão achando das novidades implementadas.
O endereço é www.sine.com.br

Fonte: Jornal O Diário de Santa Maria
Dia 16/04/09
Escrito por: HOMERO PIVOTTO JR.

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